Cerca de 46% de todas as empresas nos EUA fazem Viagens de Incentivo, investindo algo como US $22,5 bilhões por ano nessa ferramenta, segundo dados da pesquisa feita pela Incentive Research Foundation.
Mas, por que será que uma fatia tão grande das companhias americanas investe tanto dinheiro nesse recurso? Listamos abaixo alguns dos principais motivos para investir em Viagens de Incentivo, no seu negócio.
Motivos para investir em Viagens de Incentivo
1. Maior retenção de clientes
As Viagens de Incentivo são excelentes estratégias para o relacionamento com os clientes corporativos, especialmente em segmentos B2B. Portanto, o resultado do uso dessa ferramenta registra uma alta taxa de retenção e pode garantir contas de alto valor para a companhia, gerando resultados espetaculares.
2. Excelente ROI
O ganho financeiro com o aumento de produtividade obtido pela empresa supera o investimento nas Viagens de Incentivo. Os programas de Viagens de Incentivo bem elaborados têm um ROI (Retorno Sobre Investimento) médio de 112%. Na prática, isso significa que a cada R$1,00 investido na estratégia, a empresa recebe R$1,12 de lucro. Ou seja, isso torna esta ferramenta muito vantajosa.
3. Maior engajamento e retenção de talentos
Um dos principais benefícios de se usar as Viagens de Incentivo como estratégia, é o aumento do engajamento gerado entre os profissionais da equipe. Quanto maior a conexão emocional que se tem com a companhia, maior é a tendência de aumentar o espírito de time entre os seus colaboradores.
Segundo pesquisa da Aberdeen Research, 100% das empresas consideradas Best-in-class oferecem Viagens de Incentivo aos seus colaboradores. Dessa forma, mantém o time mais unido e focado no sucesso da companhia.
4. Aumento da produtividade na equipe de vendas
Grande parte das empresas que usam as Viagens de Incentivo direcionam esses recursos para o time de vendas. A ideia é engajar os colaboradores a atingir metas específicas e importantes para o negócio.
Os dados mostram que a estratégia dá resultado: segundo pesquisa da Incentive Research Foundation, programas de Viagens de Incentivo, quando bem estruturados, aumentam a produtividade do setor de vendas em 18%. Em números isso significa que a cada 5 vendas efetuadas, 1 é nova. Dessa forma, comprova o resultado do maior engajamento dos colaboradores.
5. Mais faturamento
Quando a empresa retém seus melhores talentos, engaja seus colaboradores e tem um time de vendas mais produtivo. Consequentemente, o resultado é o aumento do seu faturamento.
E é exatamente isto que acontece: a já citada pesquisa da Aberdeen Research mostrou que as empresas que oferecem Viagens de Incentivo para os seus profissionais registram crescimento no faturamento 3 vezes superior em comparação às que não usam a ferramenta.
Como idealizar um programa de Viagens de Incentivo?
Agora que não restam mais dúvidas sobre os benefícios em investir em Viagens de Incentivo, vamos mostrar como planejar esta estratégia e obter os melhores resultados. Veja algumas dicas abaixo.
1. Defina as suas metas
A definição dos objetivos quantitativos e qualitativos é a primeira ação. Pode ser desenvolvida internamente ou através da contratação de uma empresa especializada que contribuirá muito na elaboração da mecânica para se atingir o prêmio.
2. Escolha o destino certo
A escolha do destino para as Viagens de Incentivo é vital para o sucesso da estratégia. Os principais critérios a serem utilizados são: escolher um local com opções que atendam às necessidades de atividades relevantes para a empresa e que também seja um país/cidade de interesse dos participantes, assim, gerando maior desejo de fazer parte da viagem.
3. Planeje as atividades do roteiro de viagem
O roteiro das Viagens de Incentivo é organizado pela empresa. Na hora de optar pelas dinâmicas, dê prioridade àquelas que estimulem a conexão emocional entre os participantes e a empresa. É porque quanto mais divertida e especial, melhor. Considere também intervalos em que os participantes tenham a possibilidade de explorar o destino fora da programação determinada.
4. Invista em detalhes que farão toda a diferença
Para demonstrar cuidado, já no início, um simbólico Kit de Viagem acompanhado de uma mensagem personalizada, começará a fazer a diferença no envolvimento dos participantes.
5. Tenha excelência na organização
Todo mundo quer sentir-se reconhecido e bem cuidado! Por isso, é importante que a Viagem de Incentivo seja organizada com atenção aos detalhes, de modo que os participantes sintam-se valorizados e se identifiquem com a marca.
6. Conte com o apoio de quem entende do assunto
Um dos segredos de uma Viagem de Incentivo de sucesso é garantir que tudo dê certo, sem dores de cabeça. Afinal, nada pior para quebrar o clima de um evento do que falhas no planejamento da reserva de hotel ou na passagem de avião, por exemplo.
No entanto, planejar uma Viagem de Incentivo é algo muito complexo e com muitas variáveis. Portanto, para garantir que tudo ocorra perfeitamente de acordo com o idealizado, é muito importante ter o apoio de quem entende do assunto e tem experiência na área.
Esse é o caso da Incentivare. Nossa empresa tem mais de 20 anos de experiência com Viagens de Incentivo, atingindo um nível médio de 96,3% de satisfação!
Com esses projetos ganhamos 14 Prêmios Caio em 21 edições, sendo 6 vezes o prêmio de Melhor Agência de Viagens de Incentivo do Brasil.
Se você gostou deste conteúdo e quer saber mais para investir em Viagens de Incentivos para a sua empresa, confira nosso post “Viagens de Incentivo: principais benefícios”.