Motivação e liderança: a importância de saber gerir equipes

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De que forma motivação e liderança conversam no dia a dia? Como gerir um time adequadamente? Siga a leitura para saber mais!

O que é um bom líder?

A organização hierárquica dentro de uma empresa não é apenas algo normal, como também desejável. Ela facilita os processos internos e permite que o fluxo de trabalho seja otimizado e, consequentemente, que haja o aumento da produtividade.

É por isso que as empresas possuem líderes, supervisores e diretores. Tudo para que cada pessoa saiba exatamente o que fazer e o negócio progrida o melhor possível.

No entanto, esta organização é tão eficiente quanto as pessoas responsáveis por colocá-la em ação. Em outras palavras, um time é tão bom quanto o seu líder.

O líder deve ser um guia, que tem a consciência que o engajamento dos funcionários é a melhor forma de criar uma cultura de empresa saudável, eficiente e, que sua equipe é tão importante quanto os resultados.

Além disso, este mesmo líder  tem como função gerir os processos organizacionais para sempre inovar junto à equipe. E como estes fatores influenciam no crescimento das empresas? A boa liderança traz aumento de produtividade, baixa rotatividade e busca por inovação. Por isso, a liderança é reconhecida como uma soft skill e que para exercê-la da melhor forma, algumas características são indispensáveis.

  • Honestidade
  • Integridade
  • Criatividade
  • Trabalho em equipe
  • Visão estratégica
  • Comprometimento
  • Boa comunicação
  • Empatia

Além das soft skills

Além dessas soft skills, os líderes devem ter pensamento sistêmico multinível, ou seja, a capacidade de incluir diferentes agentes na construção da estratégia da empresa.

O entendimento sobre o impacto das decisões de negócios em todos os envolvidos, faz a liderança de uma organização se destacar através de colaboração e parcerias.

Outro fator que não pode ficar de fora é a disponibilidade para a inovação. Ou seja, desafiar abordagens tradicionais e conseguir que o time adote novos posicionamentos para atingir objetivos.

Por isso, a presença de líderes de qualidade para executar a estratégia da empresa se torna cada dia mais essencial.

Qual a importância da motivação na empresa?

A motivação é um dos principais ingredientes para o sucesso de um negócio. E afinal o que quer dizer esta palavra tão usada atualmente?

A motivação é o estímulo que move alguém a fazer determinada ação. É a energia que motiva nossas atitudes e condutas! Sua importância é vital para produtividade e eficiência de uma equipe. A motivação é uma das principais responsabilidades da liderança que, impulsiona o comportamento de cada colaborador, contribuindo para o bom desempenho da equipe.

Funcionários motivados e engajados se sentem respeitados e reconhecidos e tornam-se parceiros do seu negócio, indo muito além do cumprimento de suas obrigações. 

O sucesso e a continuidade da motivação nas organizações só serão possíveis envolvendo e valorizando os seus colaboradores.

Qual a ligação entre motivação e liderança?

Quando entendemos os dois conceitos, fica explícito que são elementos diretamente interligados e inseparáveis. Motivar é uma característica essencial de um líder para influenciar seus colaboradores a alcançarem os objetivos organizacionais.

Como ser um bom líder em 5 passos?

Definida a importância de um bom líder na motivação da empresa, é hora de entender como alcançar este desempenho em um papel de liderança. Confira alguns passos abaixo!

1. Aprenda a delegar tarefas

Um bom líder é aquele que sabe como delegar tarefas para os seus profissionais. Quando resolvemos fazer tudo por conta própria, além de demonstrar falta de confiança em nossos colaboradores, ficamos exaustos e irritados. Isso reduz a moral e a motivação da equipe.

2. Conheça bem o seu time

Cada pessoa é diferente, com sua própria personalidade e visão de mundo. Por isto, não adianta acreditar que existe uma ação única para todos os casos, sem reflexão crítica sobre o assunto.

Por isto, um bom líder deve conhecer bem o seu time para saber o que melhor se adequará a ele. Além disto, precisa entender quais os pontos fortes e fracos de cada um e como estimular a motivação em todos eles.

3. Esteja presente

Muitos líderes deixam as equipes por conta própria e estão sempre longe, aparecendo apenas para considerar os resultados. No entanto, isto é um problema significativo por dois motivos principais:

O primeiro é que os colaboradores não desenvolvem uma ligação emocional com a empresa. Afinal, o líder representa o negócio para eles. 

O segundo motivo é a necessidade de orientação sobre a execução das tarefas. Ao delegar tarefas, o líder específica, estabelece padrões de desempenho e enfatiza o cumprimento dos prazos com a equipe.

4. Invista em feedbacks construtivos

O papel de um líder também inclui dar feedbacks para os colaboradores. No entanto, este retorno deve ser construtivo, inteligente e focado apenas no conteúdo. De certa forma, a liderança deve ser como uma mentoria: elogiar o que está bom, explicar o que não está e como o profissional pode corrigir os problemas.

5. Crie um sistema de incentivos

Por fim, a liderança deve criar um bom sistema de incentivos para os colaboradores da companhia. Isso ajudará a motivá-los e a enganá-los com as metas internas da empresa, aumentando a produtividade.

Pronto! Agora que já explicamos a ligação entre motivação e liderança, a sua empresa pode trabalhar melhor essas características e conseguir extrair os melhores resultados da equipe no ambiente de trabalho.Caso detecte a necessidade de motivar a sua equipe, leia nosso artigo que aborda como fazê-lo através de uma Viagem de Incentivo!

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