De que forma motivação e liderança conversam no dia a dia? Como gerir um time adequadamente? Siga a leitura para saber mais!
O que é um bom líder?
A organização hierárquica dentro de uma empresa não é apenas algo normal, como também desejável. Ela facilita os processos internos e permite que o fluxo de trabalho seja otimizado e, consequentemente, que haja o aumento da produtividade.
É por isso que as empresas possuem líderes, supervisores e diretores. Tudo para que cada pessoa saiba exatamente o que fazer e o negócio progrida o melhor possível.
No entanto, esta organização é tão eficiente quanto as pessoas responsáveis por colocá-la em ação. Em outras palavras, um time é tão bom quanto o seu líder.
O líder deve ser um guia, que tem a consciência que o engajamento dos funcionários é a melhor forma de criar uma cultura de empresa saudável, eficiente e, que sua equipe é tão importante quanto os resultados.
Além disso, este mesmo líder tem como função gerir os processos organizacionais para sempre inovar junto à equipe. E como estes fatores influenciam no crescimento das empresas? A boa liderança traz aumento de produtividade, baixa rotatividade e busca por inovação. Por isso, a liderança é reconhecida como uma soft skill e que para exercê-la da melhor forma, algumas características são indispensáveis.
- Honestidade
- Integridade
- Criatividade
- Trabalho em equipe
- Visão estratégica
- Comprometimento
- Boa comunicação
- Empatia
Além das soft skills
Além dessas soft skills, os líderes devem ter pensamento sistêmico multinível, ou seja, a capacidade de incluir diferentes agentes na construção da estratégia da empresa.
O entendimento sobre o impacto das decisões de negócios em todos os envolvidos, faz a liderança de uma organização se destacar através de colaboração e parcerias.
Outro fator que não pode ficar de fora é a disponibilidade para a inovação. Ou seja, desafiar abordagens tradicionais e conseguir que o time adote novos posicionamentos para atingir objetivos.
Por isso, a presença de líderes de qualidade para executar a estratégia da empresa se torna cada dia mais essencial.
Qual a importância da motivação na empresa?
A motivação é um dos principais ingredientes para o sucesso de um negócio. E afinal o que quer dizer esta palavra tão usada atualmente?
A motivação é o estímulo que move alguém a fazer determinada ação. É a energia que motiva nossas atitudes e condutas! Sua importância é vital para produtividade e eficiência de uma equipe. A motivação é uma das principais responsabilidades da liderança que, impulsiona o comportamento de cada colaborador, contribuindo para o bom desempenho da equipe.
Funcionários motivados e engajados se sentem respeitados e reconhecidos e tornam-se parceiros do seu negócio, indo muito além do cumprimento de suas obrigações.
O sucesso e a continuidade da motivação nas organizações só serão possíveis envolvendo e valorizando os seus colaboradores.
Qual a ligação entre motivação e liderança?
Quando entendemos os dois conceitos, fica explícito que são elementos diretamente interligados e inseparáveis. Motivar é uma característica essencial de um líder para influenciar seus colaboradores a alcançarem os objetivos organizacionais.
Como ser um bom líder em 5 passos?
Definida a importância de um bom líder na motivação da empresa, é hora de entender como alcançar este desempenho em um papel de liderança. Confira alguns passos abaixo!
1. Aprenda a delegar tarefas
Um bom líder é aquele que sabe como delegar tarefas para os seus profissionais. Quando resolvemos fazer tudo por conta própria, além de demonstrar falta de confiança em nossos colaboradores, ficamos exaustos e irritados. Isso reduz a moral e a motivação da equipe.
2. Conheça bem o seu time
Cada pessoa é diferente, com sua própria personalidade e visão de mundo. Por isto, não adianta acreditar que existe uma ação única para todos os casos, sem reflexão crítica sobre o assunto.
Por isto, um bom líder deve conhecer bem o seu time para saber o que melhor se adequará a ele. Além disto, precisa entender quais os pontos fortes e fracos de cada um e como estimular a motivação em todos eles.
3. Esteja presente
Muitos líderes deixam as equipes por conta própria e estão sempre longe, aparecendo apenas para considerar os resultados. No entanto, isto é um problema significativo por dois motivos principais:
O primeiro é que os colaboradores não desenvolvem uma ligação emocional com a empresa. Afinal, o líder representa o negócio para eles.
O segundo motivo é a necessidade de orientação sobre a execução das tarefas. Ao delegar tarefas, o líder específica, estabelece padrões de desempenho e enfatiza o cumprimento dos prazos com a equipe.
4. Invista em feedbacks construtivos
O papel de um líder também inclui dar feedbacks para os colaboradores. No entanto, este retorno deve ser construtivo, inteligente e focado apenas no conteúdo. De certa forma, a liderança deve ser como uma mentoria: elogiar o que está bom, explicar o que não está e como o profissional pode corrigir os problemas.
5. Crie um sistema de incentivos
Por fim, a liderança deve criar um bom sistema de incentivos para os colaboradores da companhia. Isso ajudará a motivá-los e a enganá-los com as metas internas da empresa, aumentando a produtividade.
Pronto! Agora que já explicamos a ligação entre motivação e liderança, a sua empresa pode trabalhar melhor essas características e conseguir extrair os melhores resultados da equipe no ambiente de trabalho.Caso detecte a necessidade de motivar a sua equipe, leia nosso artigo que aborda como fazê-lo através de uma Viagem de Incentivo!